O projecto CIRAC envolve alguns conceitos mais técnicos, próprios da linguagem climática e do ramo segurador. Com este pequeno glossário, preparado pelos investigadores, permite perceber melhor as realidades aqui estudadas. O coordenador do CIRAC, Pedro Garrett, explica também alguns termos básicos.
Alterações climáticas
Variação estatisticamente significativa tanto no estado médio do clima ou na sua variabilidade, persistindo por um período prolongado (geralmente décadas ou mais). A mudança climática pode dever-se a processos internos naturais ou forças externas, ou a mudanças antropogénicas persistentes na composição da atmosfera ou no uso da terra.
Activos fixos
Bens imóveis localizados de forma permanente dentro de uma fracção ou edifício. Podem ser industriais caso se encontrem dentro de um edifício/ fracção cuja actividade seja a indústria ou não industriais caso se localizem num edifício/ fracção associado a comércio, serviço, equipamento ou escritórios. Exemplos: máquinas industriais, servidores e computadores, câmaras frigoríficas, etc.
Cenário
Uma descrição plausível e muitas vezes simplificada de como o futuro pode desenvolver-se com base num conjunto coerente e internamente consistente de suposições sobre as forças motrizes e relações-chave.
Os cenários podem derivar de projecções, mas são muitas vezes baseados em informações adicionais de outras fontes, por vezes combinado com uma “história narrativa”.
Cenário climático
Uma representação plausível e muitas vezes simplificada do clima futuro, com base num conjunto internamente consistente de relações climatológicas, construído para uso explícito na investigação das possíveis consequências de mudanças climáticas antropogénicas.
Cheias e inundações
Clima
É o “clima médio”, descrito em termos da média e da variabilidade de quantidades relevantes ao longo de um período de tempo que varia entre alguns meses e milhares ou milhões de anos. O período clássico é de 30 anos, conforme definido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Estrutura de edifício
Para além dos elementos estruturantes dos prédios, compreende os revestimentos, redes de abastecimento e restantes elementos que fazem parte integrante do edifício.
Evento climático extremo
Um evento raro dentro da sua distribuição de referência estatística num local particular. Definições de “raro” variam de lugar para lugar (e ao longo dos tempos), mas um evento extremo, normalmente, seria tão raro ou mais raro do que o percentil 10 ou 90.
Modelo climático
A representação numérica do sistema climático baseado nas propriedades físicas, químicas e biológicas dos seus componentes, as suas interações e processos de retroacção, representando todas ou algumas de suas propriedades conhecidas.
Período de retorno
Número médio de anos entre dois eventos sucessivos em que uma determinada quantidade de água precipitada ou de caudal é excedida.
Projecção Climática
A projecção da resposta do sistema climático aos cenários de emissão ou concentração de gases de efeito estufa e aerossóis, ou cenários de energia radioativa, muitas vezes baseadas em simulações de modelos climáticos. As projeções climáticas são também baseadas em suposições sobre os futuros desenvolvimentos sócio-económicos e tecnológicos.
Resiliência
A capacidade de um sistema social ou ecológico para absorver perturbações, mantendo a mesma estrutura básica e os modos de funcionamento, a capacidade de auto-organização, e a capacidade de se adaptar ao stresse e mudança.
Risco e Vulnerabilidade
Variabilidade Climática
Variações no estado médio e outras estatísticas (tais como desvios-padrão, a ocorrência de extremos, etc) do clima em todas as escalas temporais e espaciais que vão além dos eventos climáticos individuais.