Se votar no Porto, estou a eleger Luís Montenegro ou Pedro Nuno Santos? E se votar em Portalegre, elejo Mariana Mortágua ou Inês Sousa Real? Não.
A campanha eleitoral e os debates podem fazer crer que o voto em eleições legislativas é o voto no futuro primeiro-ministro. Mas cada um dos líderes dos partidos é cabeça de lista por um dos 22 círculos eleitorais portugueses e nem todos os portugueses os elegem para o parlamento.
A Renascença mostra-lhe os mais de 4600 candidatos na corrida para deputado para as legislativas de 2024.
Clique no partido e pesquise por círculo eleitoral, ou deslize pela página para explorar. Os partidos estão ordenados de acordo com os resultados das eleições legislativas de 2022.
Portugal tem 22 círculos eleitorais: 18 distritos do continente, Açores, Madeira, Europa e fora da Europa. A cada um destes círculos corresponde um conjunto de deputados (ou candidatos a deputados), proporcional ao número de eleitores inscritos.
Quer saber mais sobre os círculos eleitorais? Explore as curiosidades que descobrimos sobre a sua evolução desde as eleições legslativas de 1976.
Os eleitores inscritos elegem os deputados candidatos pelo seu círculo eleitoral e não o futuro primeiro-ministro.
Veja no mapa a distribuição dos deputados pelos círculos eleitorais portugueses. círculos da Europa e Fora da Europa têm dois deputados cada.
Clique no filtro para explorar os deputados por círculo. Depois pode explorar a página ou regressar aos botões no topo.
Pedro Nuno Santos é o cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Aveiro. Em Lisboa, quem encabeça a lista é Mariana Vieira da Silva.
Luís Montenegro, líder do PSD, é o cabeça de lista da coligação Aliança Democrática pelo círculo eleitoral de Lisboa. Nuno Melo, que lidera o CDS, é o número dois pelo círculo eleitoral do Porto. Já Gonçalo da Câmara Pereira, líder do terceiro partido que compõe a coligação, o PPM, aparece em 19.º na lista de Lisboa.
André Ventura, líder do Chega, é o cabeça de lista do partido por Lisboa.
Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, é o cabeça de lista por Braga. O antigo líder do partido, João Cotrim de Figueredo, encabeça o círculo eleitoral da Europa. Carlos Guimarães Pinto, que antecedeu a Cotrim de Figueiredo, encabeça a lista pelo Porto.
Mariana Mortágua lidera o Bloco de Esquerda e o círculo eleitoral de Lisboa. O segundo lugar desta lista, em 2022 ocupado por Pedro Filipe Soares, que não consta das listas de 2024, pertence agora a Fabian Figueiredo. A eurodeputada Marisa Matias, que se candidatou às eleições presidenciais de 2016 e de 2021, trocou Coimbra pelo Porto.
Paulo Raimundo, líder da CDU, é o cabeça de lista do círculo eleitoral de Lisboa. Paula Santos, a primeira mulher a liderar o grupo parlamentar do PCP, permanece no lugar de cabeça de lista por Setúbal.
Inês Sousa Real encabeça a lista do PAN pelo círculo eleitoral de Lisboa. No Porto, a lista é liderada por Anabela Castro.
Rui Tavares é o líder do Livre e o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa. Em número dois da mesma lista, está Isabel Mendes Lopes. Já no Porto, a lista é encabeçada por Jorge Pinto.
Márcia Henriques , que tem sido a cara do RIR nestas eleições legislativas, é a cabeça de lista do partido pelo círculo eleitoral de Lisboa. Vitorino Silva é o primeiro candidato pelo Porto.
O Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses apresentou listas a nove círculos eleitorais. Em Lisboa, a lista é liderada por João Pinto.
O Juntos Pelo Povo apresentou dez listas. Em Lisboa, encabeça João Ribeiro e, no Porto, Ana Raquel Teixeira.
A lista do Alternativa Democrática Nacional por Lisboa é liderada por Bruno Fialho.
A coligação Alternativa 21 junta os partidos MPT e Aliança. Nuno Afonso, proposto pelo MPT, lidera a lista do partido por Lisboa. O partido apresentou listas para 16 círculos eleitorais.
Inês Bravo Figueiredo lidera o Volt e a lista pelo círculo eleitoral de Lisboa.
José Pinto Coelho é cabeça de lista por Lisboa pelo Ergue-te.
O Nós, Cidadãos apresentou listas por cinco círculos eleitorais. O presidente do partido, Joaquim Rocha Afonso, não é cabeça de lista por nenhuma delas.
O Partido Trabalhista Português apresentou listas a três círculos eleitorais. É o mais pequeno partido candidato às legislativas de 10 de março. José Manuel Coelho é cabeça de lista por Lisboa.
A Nova Direita é o mais recente partido candidato às próximas legislativas e concorre a todos os círculos eleitorais, com exceção da Madeira e dos Açores. Ossanda Liber é cabeça de lista por Lisboa.
Os nomes, fotografias, profissão e idade dos candidatos foram recolhidos, numa primeira fase, através dos websites dos partidos que forneciam esta informação nas plataformas (PS, AD, BE, CDU). Para os partidos que não continham informação ou apenas a disponibilizavam parcialmente, foi realizada uma segunda fase de recolha, depois da publicação das listas definitivas, no portal da Comissão Nacional de Eleições, a 26 de fevereiro de 2024. Todas as fotografias são publicadas pelos partidos.
A informação específica foi uniformizada em termos de formato. Por exemplo os termos "docente", "professor", "professor do ensino secundário", "professor do ensino básico", foram simplicados para "professor". Também calculamos as datas e anos de nascimento para apresentar apenas a idade.
Desenvolvimento e conteúdos
Salomé Esteves
Recolha e revisão
Salomé Esteves, Inês Lopes, Alexandre Abrantes Neves, Beatriz Pereira, Tomás Anjinho Chagas
Design Gráfico
Rodrigo Machado
Coordenação editorial
Maria João Cunha
Direção de Informação © Renascença 2024